Negócios sazonais: 10 dicas para maximizar as vendas

O Turismo é uma bênção para muitos negócios portugueses, mas nem todos conseguem manter a sua faturação fora da época alta.

Para estes negócios sazonais que aproveitam a primavera e o verão para venderem os seus produtos aos milhares de turistas que escolhem o nosso país como destino de férias, torna-se extremamente importante maximizar as vendas durante a época alta para que os “meses mais parados” sejam encarados com mais tranquilidade.

Este é um desejo que todos os negócios que vendem produtos sazonais e fazem dessas vendas o grosso da sua faturação partilham, mas como? A resposta segue já a seguir!

10 dicas para maximizar as vendas do seu negócio sazonal

1ª Aumentar a base de clientes

A primeira dica, como não podia deixar de ser, passa por aumentar a sua base de clientes e, se possível, fidelizá-la, para que uma percentagem destes continue a comprar fora da época alta.

Se é na época alta que o seu negócio está “como peixe na água”, é fundamental aproveitá-la ao máximo para alargar a sua base de clientes, aumentando assim a probabilidade de os ver regressar mais tarde.

Uma alternativa é criar um programa de recomendações, oferecendo vantagens aos clientes que levem amigos a conhecer o seu negócio e depois aos amigos que se fidelizem.

2ª Diversificar o tipo de produtos que vende

O fator “novidade” tem um peso enorme na captação de mais clientes e vendas.

Ainda que o seu negócio seja conhecido por um produto “estrela”, é importante diversificar o tipo de produtos que vende de modo a manter os seus clientes habituais interessados e captar uma nova franja de consumidores que, por norma, não são o seu público-alvo.

Por exemplo, para que os novos produtos sejam mais facilmente assimilados pelos clientes, pode fazer uma campanha onde na compra do seu produto “estrela”, o cliente recebe uma amostra do novo produto.

3ª Oferecer meios de pagamento mais adequados às necessidades e desejos dos clientes

Oferecer meios de pagamento adequados aos hábitos dos consumidores pode ter um efeito muito positivo não só no aumento das vendas, como também no ticket médio (valor médio gasto pelo cliente em cada compra).

Numa era em que a utilização de sistemas de TPA inovadores com tecnologia contactless e de carteiras digitais enquanto formas de pagamento se generalizam, é importante que ofereça aos clientes os meios adequados e, se possível, que isso não comporte grandes gastos para o negócio.

Esse é o caso do terminal de pagamentos automático REDUNIQ Easy, uma solução TPA sem custo de adesão, período de fidelização, receita mínima ou comissões que lhe vai permitir aceitar pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard e UnionPay) através de PIN, contactless e MB WAY.

4ª Apostar em estratégias de Marketing Digital

O online veio mudar radicalmente a forma como os consumidores se relacionam com as marcas.

Ter um site ou uma página oficial numa das várias redes sociais disponíveis é extremamente importante para que a sua mensagem possa chegar a um maior número de potenciais clientes.

Crie conteúdo apelativo, faça uso dos posts patrocinados e aposte em anúncios pagos (Ads) que são dirigidos ao seu público-alvo através dos algoritmos.

Para além disto, pode ainda apostar em estratégias de SEO para ajudar o seu negócio a conquistar visibilidade e posições de relevo nas pesquisas online.

5ª Aproveite os marketplaces

No seguimento do que acabamos de dizer em relação às estratégias de marketing digital e aproveitamento do digital, abra um canal de venda alternativo num Marketplace das redes sociais de modo a variar as formas de compra e permitir captar clientes que não podem deslocar-se fisicamente à sua loja.

6ª Posicione a compra como uma “oportunidade imperdível”

De forma a maximizar as vendas sazonais, é importante transmitir aos seus clientes a ideia de que a compra dos seus produtos é uma oportunidade imperdível.

Este “sentido de urgência” passa, por exemplo, por associar ao produto condições especiais e vantajosas durante um curto período de tempo que o cliente percecione como algo imperdível.

7ª Promoções “relâmpago”

Não há que cliente que resista a uma promoção, especialmente quando não está a contar.

Aproveite a época alta para fazer promoções “relâmpago” uma vez por semana. Na época baixa, e sem colocar em causa a saúde financeira do seu negócio, pondere baixar o preço à generalidade dos produtos que vende de modo a torná-los mais atrativos.

8ª Criar programas de fidelização

A melhor forma de garantir que as vendas se mantêm altas é criar programas de fidelização que ofereçam aos clientes mais habituais descontos e vantagens na compra de produtos.

9ª Conhecer o produto a fundo

Vender um produto não é apenas deixá-lo na prateleira à espera de um cliente que o compre.

De forma a melhorar toda a experiência de compra e ser conhecido pelo cuidado e exigência que tem na escolha dos produtos que vende, procure conhecer a história que se esconde por detrás desse mesmo produto.

Visite quem o produz (caso não seja você a fazê-lo) e recolha toda a informação sobre os materiais utilizados.

Desta forma, quando alguém visitar o seu negócio, poderá estreitar a relação com o cliente através de um discurso onde conte a sua experiência pessoal e da história por detrás do produto.

Caso fabrique os produtos que coloca à venda, pondere abrir o seu atelier ou fábrica aos clientes.

10ª Escute ativamente o cliente

Para aumentar as vendas, procure falar menos e ouvir mais.

Ao ouvir com atenção o que o cliente tem a dizer, é uma excelente forma de o ficar a conhecer e adaptar os argumentos que vai utilizar para vender de modo a conquistar a simpatia do cliente.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: