Foi agora finalmente publicado em Diário da República a classificação, e o regulamento, da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, em que o Município de Loulé contribui para a salvaguarda ambiental da região e do do Planeta e proteção da biodiversidade.
Localizada na freguesia de Quarteira, tem uma extensão de 135,4 há e é atravessada por duas ribeiras, – a ribeira da Fonte Santa ou do Almargem e a ribeira do Carcavai. Constitui uma das importantes zonas húmidas do Algarve e alberga uma grande diversidade de espécies de fauna, com 329 espécies já identificadas, assim como, pelo menos, 236 espécies de flora, com 18 espécies com interesse de conservação ou elevado valor patrimonial.
Segundo a autarquia segue-se, num futuro próximo, a elaboração do Plano de Gestão que consistirá num processo participativo entre todas as partes interessadas (proprietários, atores locais, associações, entidades…).
RESERVA NATURAL LOCAL DA FOZ DO ALMARGEM E DO TRAFAL
Publicação
O Município está empenhado em investir na proteção legal e gestão sustentável de áreas com interesse que devem ser preservadas em prol das gerações futuras, através da elaboração de diversos processos de classificação de áreas que se encontram em curso, nomeadamente na Nave do Barão e Gruta de Vale Telheiro.
Nota da redação:
Ficamos a aguardar, que na realidade, não continuemos a ter como apenas intensões, onde o que resta de um Algarve natural, tem, desde há decadas na região, pressionada por interesses de lucros imediatos, em que tem sido o abandono o real significado da preservação da natureza, por parte de uma grande parte dos actores políticos algarvios.
“A Arte dos Povos no Caminho da Paz” é o mote para uma intensa semana de música, dança e tradições no maior festival de folclore no Sul de Portugal. Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias irão conhecer diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participarão no festival de 18 a 24 de agosto de 2024. O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e se realiza desde 2003. Nesta 20ª edição do evento, as músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes irão brilhar nas dezenas de espetáculos e outras atividades que compõem a programação do FolkFaro 2024.
Gala de Abertura no Teatro das Figuras O Teatro das Figuras recebe a Gala de Abertura na noite de 18 de agosto (domingo, às 21.30h), a qual marcará o início do festival, um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da capital algarvia. A Gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC. Amigos em Todo o Mundo!
Confirmadas as presenças, durante todo o festival, dos seguintes países e grupos: ARGENTINA – Raízes de Portugal (Buenos Aires) COLÔMBIA – Ballet Folclórico Municipal La Estrella (Antioquia) PORTO RICO – Ballet Folclórico Sabor Boricua (Aguadilla) PORTUGAL – Grupo Folclórico de Faro (Adulto | Infantil | Cancioneiro) REPÚBLICA CHECA – Jánošíček Folklore Ensemble (Brno) TAILÂNDIA – Chanthaburi Folk Dance Group (Mueang) URUGUAI – Ballet Folklórico Sangre Oriental (San José)
Para além destes grupos internacionais, haverá participações pontuais de mais dois grupos internacionais no palco do Passeio da Doca, num total de 8 presenças internacionais: GEÓRGIA – Georgian Company Gurjaani TURQUIA – Tepebaşı Folk Dance Group
Dando lugar a grupos locais, não só de folclore como de outras expressões artísticas, registam-se também, nos diversos espetáculos ao longo da semana, as participações especiais de: Clube de Danças João de Deus Cia. Panteras – Dança & Artes Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – “Unidos por um Laço”) Grupo Danzas Venezolanas Araguaney Grupo Folclórico da ARPI Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão R. Folclórico Mondadeiras das Barrosas Rancho Folclórico de Loulé
Espetáculos diários no Palco do Passeio da Doca Os espetáculos diários, em Faro, realizam-se no Palco do Passeio da Doca, nas noites de 19 a 24 de agosto, às 22 horas.
De segunda a sexta, atuarão sucessivamente os diversos grupos. Em cada uma dessas noites atuarão dois grupos de países diferentes, dando-lhes assim a oportunidade de mostrar o seu espetáculo mais completo, culminando com o grande espetáculo de Encerramento, no sábado (24/8), com os seis grupos internacionais participantes a tempo inteiro, aos quais se junta o grupo anfitrião.
Programa Descentralizado
O FolkFaro leva o folclore internacional aos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, num total de 11 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. São renovadas as parcerias com o FestiFolk España,
integrando circuitos ibéricos de grupos internacionais, e com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva), com a partilha de alguns grupos entre os dois festivais. As Animações de Rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade. Gala Sénior integra Programas Especiais e Inclusivos Diversos programas especiais fazem parte das atividades do FolkFaro, procurando assim chegar a públicos que, normalmente, não teriam oportunidade de assistir aos espetáculos principais. A Gala Sénior é a novidade deste ano, com um espetáculo especialmente dedicado aos mais idosos, o qual decorrerá no Auditório da Escola Secundária João de Deus (Liceu), na tarde de terça-feira (20/8), pelas 15h. Já os Programas para Crianças acontecem na Biblioteca Municipal de Faro, na manhã de quinta-feira (22/8), e no Refúgio Aboim Ascensão, na manhã seguinte, com a participação de diversos grupos internacionais. O Programa para Reclusos, com um espetáculo no próprio Estabelecimento Prisional de Faro reforça a componente social do festival.
A programação de cinema nas ruas do concelho de Vila Real de Santo António, vai acontecer nas noites de quinta-feira com sessões de cinema ao ar livre, a partir de 27 de julho, sempre às 21h30, com entrada gratuita.
No fim de semana de 14, 15 e 16 de julho de 2023, em Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo estão de volta durante três dias, os múltiplos recantos da pitoresca localidade prometem transportar os visitantes para o universo das Mil e Uma Noites, proporcionando uma experiência cultural única num cenário deslumbrante.
O Concerto de Verão da Orquestra Ligeira do Exército (OLE) está marcado para Albufeira em 22 de julho de 23, sábado, às 22h00, na Praça dos Pescadores.