A arte das cozinhas modernas com ilha: planeamento e implementação em sua casa

Uma cozinha é mais do que um espaço de preparação de comida – é uma central para encontros familiares e entre amigos, um local para a criação de momentos partilhados e o coração de qualquer lar.

Entre as tendências de design de cozinha mais populares, encontramos as cozinhas modernas com ilha, que fundem estética com funcionalidade de um modo absolutamente ténue.

Roam in Color/Unsplash

A atracção por detrás das cozinhas modernas com ilha

A ideia de uma cozinha moderna torna-se em algo atrativo para aqueles proprietários que têm preferência por uma estética concomitantemente sóbria, simplificada e elegante.

Superfícies elegantes, armários lisos e eletrodomésticos de última geração são as principais características destas divisões; sempre que é incluída uma ilha, a atracção multiplica-se, podendo fazer as vezes de uma zona de trabalho adicional, um local casual para a toma de uma refeição ou de uma central social a partir da qual poderão decorrer conversas acompanhadas de um saboroso café.

Planeamento de uma cozinha com ilha: questões a considerar

  • Espaço e configuração

Antes de embarcar nesta viagem de renovação da sua cozinha, tenha em conta o espaço e a respectiva configuração – as cozinhas modernas com ilha requerem amplitude de espaço para uma liberdade total de movimentos; idealmente, deverá reservar uma distância de cerca de 1,05 m a 1,20 m em torno da ilha.

  • Funcionalidade da ilha

De seguida, deverá determinar a funcionalidade da ilha – pretende instalar um lava-loiça ou uma placa eléctrica, ou será que prefere ter espaço de armazenamento adicional, senão mesmo um bar para os pequenos-almoços?

As possibilidades são ilimitadas, mas a função da ilha deverá enquadrar-se com o seu padrão de vida, assim como com os seus hábitos de culinária.

  • Continuidade do design

Por último, certifique-se de que o design da ilha complementa o estilo geral da cozinha; aspectos como materiais, cores e iluminação devem trabalhar em conjunto, de modo a estabelecerem um equilíbrio harmonioso.

Passos a implementar no design da sua cozinha moderna com ilha

  • Planeamento detalhado

O planeamento bem-sucedido de uma cozinha depende de uma compreensão detalhada dos seus requisitos e necessidades; a criação de uma lista de desejos poderá auxiliá-lo nesse sentido.

Seguidamente, através da assistência do assessor de projecto, terá tudo ao seu alcance para transformar essa lista num plano concreto, atendendo ao espaço, orçamento e respectiva exequibilidade.

  • Selecção de materiais

As cozinhas modernas costumam ostentar como imagem de marca eletrodomésticos em aço inoxidável, bancadas brilhantes e armários minimalistas.

Quando proceder à escolha dos materiais a incluir na construção da ilha da sua cozinha, tenha em conta questões como durabilidade e facilidade de preservação (a par da estética, naturalmente).

  • Instalação

Procure por uma equipa de profissionais devidamente credenciados que garanta a instalação correcta de elementos como cablagem eléctrica e canalização, na eventualidade de a sua ilha incluir electrodomésticos ou um lava-loiça, respectivamente – este passo é vital na prevenção de acidentes domésticos em torno desta área da divisão.

Adaptação da ilha ao seu padrão de vida

  • Para o cozinheiro fervoroso

Se é um amante da gastronomia, considere erigir uma ilha com uma placa elétrica embutida – esta configuração permitir-lhe-á interagir com a sua família ou com convidados enquanto confeciona as suas refeições.

  • Para o extrovertido

Se a sua cozinha é a central de socialização do seu lar, planeie uma ilha com bancos; isto fará com que o espaço se transforme num local de convivência bastante acolhedor.

  • Para o perito em armazenamento

Se gosta de poder dispor de espaço para armazenamento adicional, inclua armários ou prateleiras no design da sua ilha – assim, já terá onde arrumar tachos, frigideiras ou eletrodomésticos e/ou utensílios raramente utilizados.

Em conclusão

As cozinhas modernas com ilha representam a união perfeita entre estilo e utilidade; uma ilha detalhadamente planeada e cuidadosamente implementada tem de tudo para elevar a sua experiência em geral na cozinha, sendo que atribui um toque contemporâneo à culinária do quotidiano, já para não falar da socialização que fomenta.

À medida que se aventura por esta viagem pelo design, lembre-se de que a melhor cozinha é aquela que corresponde ao seu padrão de vida, que se enquadra na sua estética e que faz com que os seus empreendimentos gastronómicos se tornem em momentos de alegria.

A inclusão de uma ilha no design da sua cozinha moderna não só potencia a funcionalidade, como também confere um toque adicional de encanto ao seu lar; quer seja um cozinheiro fervoroso, um extrovertido nato ou alguém que simplesmente valoriza um amplo espaço de armazenamento, pode estar certo de que é possível projetar um design de ilha de cozinha perfeito para si!

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.