Vale a pena fazer outro curso? 4 motivos para investir na sua educação

Atualmente, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, razão pela qual optar por dar prossecução à sua instrução através da obtenção de graus académicos ou cursos profissionais adicionais constitui-se como algo de substancialmente pertinente.

(Joshua Hoehne/Unsplash)

Tendo à sua disposição diversas opções de crédito simples, investir no seu futuro é agora bastante mais acessível.

Este artigo abordará, por conseguinte, alguns motivos que deverá ter em conta se deseja elevar a sua educação ao próximo patamar, tendo em especial atenção o contexto socioeconómico nacional contemporâneo.

Por que razões deve investir na sua educação?

  1. Crescimentos pessoal e profissional

O ensino superior mune quem o frequenta não só de conhecimentos técnicos específicos, mas também de competências transversais do foro interpessoal cujo intuito é ajudá-lo a tomar decisões devidamente informadas relativamente aos mais diversos domínios.

Em plena era digital, há que permanecer atualizado face a múltiplos avanços tecnológicos, pelo que é fundamental adquirir competências no âmbito deste setor.

São vários os cursos profissionais ou superiores que lhe proporcionam estas competências, o que o torna uma mais-valia em qualquer contexto laboral.

  1. Melhores perspetivas de emprego

A taxa de emprego em Portugal é profundamente influenciada pela escolaridade da população ativa, sendo que aqueles que possuem um curso superior são mais beneficiados nesse sentido.

No que concerne o contexto nacional, os indivíduos diplomados no ensino superior são confrontados com uma taxa de desemprego consideravelmente mais reduzida, sublinhando, desta forma, a importância da educação para assegurar uma situação profissional estável.

  1. Vantagens salariais

Investir na sua formação superior traduz-se por benefícios financeiros tangíveis; em 2021, o salário médio para quem tinha frequentado e concluído um curso superior era substancialmente mais alto do que o dos detentores da escolaridade obrigatória (ou de um nível inferior).

Esta diferença torna-se mais evidente para quem possui formação avançada (como um mestrado), o que comprova as vantagens de progredir no seu percurso académico.

  1. Contributo social

Possuir uma formação superior constitui um aspeto benéfico não só a título individual, mas também social, uma vez que uma sociedade mais instruída normalmente exibe níveis de corrupção e violência mais reduzidos, a par de um nível superior e recíproco de confiança e cooperação.

O ensino superior desempenha um papel preponderante no que a promover questões sociais diz respeito, como a paridade de género, por exemplo, o que acaba por melhorar a qualidade de vida na generalidade.

A vantagem económica de investir na sua educação

Investir na sua formação não se trata meramente de suportar um custo ou, para simplificar, de gastar dinheiro – pelo contrário, trata-se de uma decisão financeira estratégica.

Por cada ano letivo adicional de instrução, o seu rendimento pode vir a ser aumentado em aproximadamente 10%, o que contribui significativamente para o PIB (produto interno bruto); este fator, por sua vez, faz da instrução adicional uma sábia escolha económica, quer pessoal, quer socialmente.

Melhoria da qualidade de vida

O ensino superior é correlacionável não só com ganhos mais elevados, mas também com uma melhor qualidade de vida; os indivíduos mais instruídos tendem a beneficiar de padrões de vida mais saudáveis, o que se traduz por uma esperança média de vida incrementada.

Este aspeto valoriza ainda mais a questão de possuir um nível superior de instrução, estendendo-se muito para lá de vantagens financeiras.

O contexto nacional

As mais recentes tendências no país destacam a crescente importância do valor da educação; atendendo aos constantes progressos no processo de digitalização e numa cada vez maior procura de competências especializadas, regista-se uma evolução no mercado de trabalho nacional.

Quem possui um dos cursos mais bem pagos em Portugal, ou seja, um curso superior nas áreas científicas mais procuradas no mercado de trabalho, encontra-se muito mais bem equipado para efetuar um percurso retilíneo e ascendente pelos meandros deste desafiante panorama.

Além do mais, tendo em conta a média do salário mínimo de licenciado, os incentivos para investir na sua formação superior tornam-se ainda mais evidentes.

Em conclusão

Decidir fazer outro curso superior ou progredir para um nível avançado da sua formação académica é muito mais do que uma escolha de cariz académico – é um investimento para o futuro, o seu futuro.

Atendendo às vantagens que compreendem desde o desenvolvimento pessoal ao crescimento civilizacional, já para não falar de ganhos financeiros significativos a título individual, não há como não mostrar apreço por um investimento desta natureza.

No contexto do dinâmico mercado de trabalho nacional, este mesmo investimento assume um caráter ainda mais preponderante; como tal, não só é aconselhável, como também essencial investir na sua educação, se pretende melhorar as suas perspetivas profissionais e a sua qualidade de vida na generalidade.