Projeto Aguarte 2022

O Aguarte nasceu em maio de 2022, e é fruto de uma colaboração entre a Águas do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa, culminando o Projeto a 20 de Outubro, no último dos 3 espetáculos já programados, Faro, Castro Marim e Lagoa.

Este projeto social de educação e consciencialização ambiental encontra-se a decorrer em diversos pontos do Algarve, que devido ao seu carácter inovador prevê a utilização de diversas formas de expressão artística, como meio de transmitir uma mensagem de preservação da água e de consciencialização acerca do seu valor intrínseco à vida humana.

Ainda é possível participar no projeto, sendo que a 3 de outubro realizar-se-á uma sessão de Voz com a Cátia Alhandra e a 17 de outubro uma sessão de Biodanza com Rita Neves, ambas irão decorrer na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos em Faro pelas 18h30.

Também no Faro Ativo, a 24 e 25 de setembro, entre as 10h00 e as 20h00, no stand da Cruz Vermelha Portuguesa, será possível conhecer um pouco mais sobre este projeto, com exposição de trabalhos e espaço/atelier com exploração temática da Água.

O projeto vai culminar com uma apresentação de três espetáculos finais, inspirados e sustentados por todo este processo criativo, com a exibição dos trabalhos criativos preparados ao longo do projeto nas diversas escolas, apresentação da peça de teatro e da performance de movimento e voz criada em conjunto por Cátia Alhandra facilitadora no projeto e Tiago Rêgo, músico percussionista:

  • 4 de outubro no Teatro Lethes em Faro – 21:00 h
  • 8 de outubro no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Castro Marim às 15:00h
  • 20 de outubro no Auditório Carlos do Carmo em Lagoa às 15:00h

Breve sinopse: Com uma duração aproximada de 50 minutos, a Performance Vocal está inserida no projeto Aguarte realizado em pareceria com a Águas do Algarve e a Cruz Vermelha de Faro. Uma viagem sonora através de cantos ancestrais ligados à água, antigas orações musicadas, voz intuitiva e simbólica ligado ao improviso e criação espontânea pelos diferentes instrumentos utilizados e voz. O espaço remete-nos para as águas simbólicas em cada um de nós e a reflexão desta intercomunicação entre seres humanos e natureza. Um espetáculo que permite comunicar pelo sentir e despertar a ligação, respeito e consciência com o elemento água, “sangue da terra” fonte primeira de vida.

A entrada é livre mas com inscrição obrigatória em comunicação.ada@adp.pt ou através do numero de telefone 289 89 90 70

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: