Programa da Festa na Aldeia de Paderne

classificada como “Aldeia de Portugal”, Paderne é palco de um evento para conhecer o estilo de vida de uma Aldeia com forte personalidade e a participar nas múltiplas atividades, com um vasto programa de atividades culturais, gastronómicas, de descoberta do território e dos seus produtos vão ser dinamizadas pelos locais.

Programa de Sábado

A abertura do programa está marcado para o sábado, 24 de setembro de 2022, ás 16h00, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, que irá percorrer a localidade em arruada.

“D. Roberto e a Namorada” e o “Burro Teimoso, pelo Teatro D. Roberto e pela Cia, Bonecos de Almar vão estar na Praça Nova, a partir das 17h00.

Pelas 18h00 realiza-se a Tertúlia de Poetas e Poetisas, com Luís Alberto, Ida Santos e Filomena Pontes, com moderação a cargo de Arménio Aleluia Martins, no Restaurante Moiras Encantadas.

Pelas 18h30, a prova gastronómica “Saberes, Sabores e Música à Mistura”, que decorre no palco do “Há Festa na Aldeia”. Às 19h30 há “Teatro Apeado”, animação humorística itinerante, pela Associação Artística Satori.

O Rancho Folclórico de Olhos de Água sobe ao palco pelas 20h15, seguido da parada circense intitulada “O Circo desce à Aldeia”, pela Associação Satori, que apresenta uma performance de fogo e malabarismo pelas ruas da Aldeia até ao palco.

Às 22h00 sobem ao palco os ADIAFA, seguido de um espetáculo de Fogo, junto ao palco, igualmente, sob a responsabilidade da Associação Satori. O artista Carlos Coelho tem a honra de encerrar o programa do dia, pelas 23h15, com música de Baile.

Programa de Domingo

No domingo, 25 de setembro, o “Há Festa na Aldeia” começa às 10h00, com uma visita guiada ao Moinho do Leitão, local que acolhe, também, uma sessão de Contos com Vanda Prazeres.

Às 11h30, há duas propostas em simultâneo: a iniciativa “Por d`trás das Muralhas”, uma visita guiada ao Castelo de Paderne e “As Máquinas e os Homens que escreveram a História”, uma visita guiada à Biblioteca – Museu do Jornal “a Avezinha”, com Arménio Aleluia Martins. “Dó, Ré, Mi!” é a visita guiada que se segue, desta feita à Casa Museu do Acordeão, com Francisco Saboia.

Depois, pelas 16h00, há mais duas alternativas à disposição dos visitantes: um Passeio e Exposição de Motos Clássicas, no Parque João Campos, pela Associação Motociclistas Vagabundos Lusitanos e a atuação da Banda Filarmónica de Tavira.

Às 17h30 é a vez da Banda Filarmónica de Paderne subir ao palco, a que se segue a atuação do Grupo de Cantares do Cachopo “Searas de Outono”. às 19h00.

Pela hora de jantar (20h00) a Aldeia de Paderne anima os comensais com uma arruada ao som do Acordeão, por Francisco Saboia e Barradinhas. O “Duo 64” fecham o programa com um espetáculo com início marcado para as 21h00.

Mostra de Frutos Secos

Refira-se que a Mostra de Frutos Secos, que já vai na sua XIV edição, onde os visitantes podem encontrar os tradicionais doces regionais, com destaque para os produtos confecionados à base de figo, amêndoas e alfarroba e adquirir genuínas peças de artesanato, associou-se ao “Há Festa na Aldeia” juntando também uma exposição de alfaias agrícolas (no Parque João Campos) e, este ano pela primeira vez, a realização da iniciativa “E, AGORA, ADIVINHA TU”, um desafio de adivinhas organizado em parceria com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, a decorrer no recinto e zonas circundantes. A Mostra de Frutos Secos das 16h00 às 24h00.

O evento conta com a parceria do Município de Albufeira e Junta de Freguesia, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, parceiros desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”, que já mobiliza 4 aldeias no Algarve: Alte, Cachopo, Serra de São Brás e Paderne.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.