Programa: Carnaval de Loulé 2015

Este ano Loulé é um dos principais palcos desportivos da Europa, e o mais antigo corso carnavalesco de Portugal, tem como tema “Loulé, Cidade Europeia do Desporto e Capital da Tradição Carnavalesca”.

Em 14, 15 e 17 de fevereiro, a partir das 15h00, 14 carros alegóricos vão desfilar na Avenida José da Costa Mealha, num espetáculo de cor, música e animação, e onde não faltará a sátira social, política e desportiva. As figuras e os temas que fazem a atualidade informativa marcam presença naquele que é um dos principais cartazes turísticos da região algarvia durante a época baixa.

A prisão de José Sócrates, a polémica em torno da colocação dos professores e as declarações do Ministro da Educação Nuno Crato, a luta pela liderança do Partido Socialista ou as medidas de austeridade impostas pelo Governo são matérias que fazem parte da agenda deste Carnaval.

Mas uma vez que o tema desta edição se centra no evento Loulé, Cidade Europeia do Desporto, que durante todo o ano trará a Loulé um vasto programa desportivo, as modalidades mais representativas do movimento associativo louletano estarão em destaque, tal como os acontecimentos mais importantes na área. Naturalmente que o “Rei” Ronaldo e a conquista da terceira Bola de Ouro mereceram um tratamento especial por parte da organização do Carnaval de Loulé.

A par dos carros alegóricos, participam no desfile as coletividades do Concelho, grupos de animação, escolas de samba, cabeçudos e gigantones e a animação habitual.

A entrada no corso tem um preço de 2 euros.

Carnaval de Loulé

Também em Alte e Quarteira o Carnaval sai para a rua.
Em Alte, num dos corsos mais tradicionais do interior, o desfile tem lugar nos dias 15 e 17 de fevereiro, enquanto que no litoral, em Quarteira, o desfile realiza-se nos dias 14, 15 e 17.
Nesta cidade, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, decorre o Enterro do Entrudo.

Na programação do Carnaval de Loulé destaca-se ainda, a 13 de fevereiro, pelas 10h00, na Avenida José da Costa Mealha, o desfile de Carnaval Infantil, com mais de 2500 alunos das escolas do ensino público e privado do Concelho (1º Ciclo e Jardins de Infância). À mesma hora, em Quarteira, desfilam os alunos das escolas da freguesia.

No dia 16 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 21h00, o pavilhão do NERA recebe de novo o Baile de Gala do Carnaval de Loulé, com o tema “Jogos Olímpicos: Grécia Antiga”. Os bilhetes têm um preço de 12 euros e podem ser adquiridos no local ou, antecipadamente, no Cine-Teatro Louletano.

Estão previstas ainda outras atividades de carácter desportivo como o Torneio Internacional de Vela de Carnaval, prestigiado evento que leva à Marina de Vilamoura milhares de velejadores. Esta 41ª edição realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

A criação do “Carnaval Civilizado” data de 1906 e teve como principal mentor José da Costa Guerreiro. O primeiro Carnaval de Loulé saldou-se num êxito e ficou marcado pela realização de um Bodo aos pobres já que a receita desta festa foi aplicada na sua totalidade para satisfazer pessoas necessitadas.

As componentes artística e festiva, aliada aos fins de beneficência, nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 ao longo dos anos.

Com o evoluir dos tempos o Carnaval de Loulé passa a constituir um cartaz turístico da região do Algarve, e em particular de Loulé, atraindo milhares de turistas. Assim, em 1977 dá-se a profissionalização do evento que passou a ser organizado pela autarquia, reeditando a tradição inventada por José da Costa Guerreiro, introduzindo-lhe, ao longo dos anos, diversos melhoramentos, nomeadamente a temática dos corsos, a construção de carros alegóricos de grandes dimensões, grupos de foliões, artistas convidados e bailes.

Download aqui Programa em PDF

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.