Concerto: Mazgani no Cine-Teatro Louletano

Mazgani - Rita Carmo

A 7 de dezembro 2013 pelas 21h30, o cantautor de origem iraniana, Mazgani, vai estar de volta a Loulé para um espetáculo que terá lugar no Cine-Teatro Louletano.

Escritor de canções, cantor e guitarrista, Mazgani deu início à sua carreira com a edição do álbum “Song of the new heart” no final de 2007. Um início aclamado pela crítica especializada, com grandes canções, de belas melodias e uma poesia que dificilmente se enquadraram no facto de ser somente um primeiro disco.

A revista de renome “Les Inrockuptibles”, em França, deu logo a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa. No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema “Somewhere Beneath The Sky”. Concorreram a esta competição 16.000 artistas de todo o mundo.

2009 foi um ano repleto de atividade: o lançamento do EP “Tell the People” – uma edição Optimus Discos, e a edição internacional “Ladies and gentleman, introducing Mazgani”. Esta coletânea reúne os 5 temas do EP “Tell the People” e 5 temas do primeiro álbum, bem como o tema inédito “Slaughterhouse of Love”. Este lançamento foi motivo de várias digressões pelo BeNeLux e Escandinávia, incluindo um showcase no Festival Eurosonic em janeiro 2010.

Em abril de 2010, Mazgani lançou aquele que é o seu segundo disco de originais “Song of Distance”. A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nu, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência. “Song of Distance” entra para o top 20 de vendas do chart da AFP, Mazgani dedica-se à estrada, atua pelo país e também lá fora, pela Holanda, Escandinávia, no Europavox em França; o disco é recomendado em várias listas dos melhores do ano no final de 2010.

Mazgani inicia 2011 com uma tournée internacional por Espanha, França e Holanda, com um regresso a casa num concerto esgotado no Teatro Aberto em Lisboa. Entretanto, antes do final de 2011, “Song of Distance” – esgotado no território nacional – é reeditado numa edição orientada para o mercado alemão, através da distribuidora Broken Silence.

Em abril de 2013 o artista lançou o seu novo disco, “Common Ground”, produzido por John Parish (habitual colaborador de PJ Harvey), com a colaboração de Mick Harvey (ex-Nick Cave & the Bad Seeds, e também colaborador de PJ Harvey), e integralmente gravado e misturado em Bristol, Inglaterra.

O seu terceiro álbum teve uma extraordinária receção por parte da imprensa e do público. Na semana de lançamento, o disco registou entrada direta para o 2º lugar do Top 10 dos álbuns mais vendidos do itunes.

Trata-se de um disco denso e rico, que prima pela simplicidade e despojamento, expondo a voz de Mazgani e as histórias que são contadas. Mazgani regressa a Loulé, com um espetáculo intimista integrado numa digressão que está a percorrer várias salas do País, celebrando a sua música de geografias muito personalizadas.

O preço dos bilhetes para o concerto é de 6 euros.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: