Festival Histórico Setecentista em Maio

O ano de 2023 marca o início de um novo evento em Vila Real de Santo António, o Festival Histórico Setecentista com data marcada para 12, 13 e 14 de maio, integra recriações históricas, cortejos, espetáculos e animação.

O município apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista, que pretende retratar a vida quotidiana da vila, no século XVIII, e destacar a sua importância histórica, cultural e social.

A iniciativa irá decorrer no fim de semana de 12, 13 (feriado municipal) e 14 de maio de 2023 e destina-se a assinalar o 247º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António. Inaugura também a contagem decrescente das celebrações dos seus dois séculos e meio de história.

Com entrada livre, e cenário constituídos pelo traçado urbano da zona histórica e pela imponência da Praça Marquês de Pombal.

Recriações de época e animação marcam evento

Durante todos os dias do evento inclui animação, teatralizações que retratam episódios da história da, em transversalidade com a História de Portugal, recriações, mercados, espetáculos e animações teatro-circenses, com diversos ambientes cénicos, retratando episódios históricos ou cenas da vida quotidiana.

Disso serão exemplo o cortejo histórico pelas ruas do Centro Histórico, a encenação do desembarque dos piratas e do julgamento dos saltimbancos, a dramatização de um auto de fé, ou a recriação do aniversário do Marquês.

Durante o festival, serão realizados malabares de fogo, assim como espetáculos interativos com o público (jogos, luta de cena, esgrima artística, entre outros).

No mercado, decorrerão, em permanência, várias atividades lúdicas tais como música e dança, canto, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, falcoaria, treino de armas, entre outras atrações.

Um grandioso baile de máscaras, em homenagem a D. José I, no melhor estilo de carnaval veneziano, com aula de etiqueta e dança da época encerra o programa.

from to
Scheduled ical Google outlook Animação / Turismo Vila Real de Santo António

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: