O Carnaval de Loulé 2023

A euforia está de volta, foi em fevereiro de 2020 a última vez… agora regressa o mais antigo corso do país, acontecerá em 19, 20 e 21 de fevereiro,vai trazer a folia à Avenida José da Costa Mealha. Entrada 2 €; as receitas de bilheteira irão reverter a favor de uma causa social. Conheça aqui toda a programação!

A candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO – Algarvensis, ainda na condição de aspirante, serve de inspiração para o desfile. “Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é o mote que vai dar corpo ao cortejo onde catorze carros alegóricos, nove grupos de animação, três escolas de samba, gigantones e cabeçudos e mais de seiscentos animadores vão desfilar nos três dias, entre as 15h e ao 17h30m.

A sátira política, social e desportiva, volta a estar presente no desfile de carnaval deste ano, a actualidade e a crise socioeconómica que está a afetar a vida do “Zé Povinho”, as mexidas no Ministério da Saúde com a saída de Marta Temido e entrada de Manuel Pizarro ou o empenho de Portugal na neutralidade carbónica, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a surgir ao lado da ativista Greta Thunberg num pequeno barco a limpar a costa portuguesa, numa pescaria aos plásticos, são alguns dos episódios em destaque.

O rei do corso é o Metoposaurus algarvensis, um anfíbio extinto semelhante a uma salamandra gigante que viveu há 227 milhões de anos e que serviu de base a esta candidatura a geoparque. O geossítio da Penina, de referência mundial, onde o achado paleontológico que inspirou este projeto intermunicipal, a património geológico de grande relevo para o interior da região.

Mas não é só da atualidade portuguesa que se faz o Carnaval de Loulé, a guerra da Ucrânia, naturalmente, com Zelensky e Putin como tripulantes de um carro decorado com cereais, a disputa entre os “dinossauros” Lula e Bolsonaro, este último a ser pontapeado da cadeira do poder, ou os novos governantes britânicos, Charles III e Rishi Sunak, darão vida aos carros alegóricos, onde impera a qualidade artística na sua execução.

Carnaval de Loulé 2023

O programa do Carnaval de Loulé 2023 destaca-se ainda a realização do Carnaval Infantil, na manhã (10h00) da sexta-feira, 17 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, com a participação dos alunos das escolas do concelho que irão trazer uma versão “mini” do desfile, esperando-se milhares de pequenos foliões mascarados a rigor. E na noite de segunda-feira, dia 20, a partir das 22h00, no Salão de Festas de Loulé, o Baile de Gala do Carnaval apela à criatividade do público na escolha das suas máscaras com o tema “Há 227 milhões de anos…”.

Destaque ainda para as associações sociais, desportivas e recreativas do concelho que se juntam ao desfile, numa iniciativa de forte envolvimento da comunidade, mantendo vivo um evento que faz parte da própria essência de todos os louletanos. São elas a EXISTIR, JS Campinense, Algarve Gym, GD Barreiras Brancas, As Tradições de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Satori, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, AGAL – Associação Grupo dos Amigos de Loulé e Associação Fénix.

Um olhar do corso do Carnaval de Loulé em 1984:

Adolfo Pinto Contreiras
from to
Scheduled Animação / Turismo Loulé
Loulé, Faro, Portugal Map

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.