Programa das Festas de Monte Gordo

Em Monte Gordo entre 7 e 11 de setembro de 2022, celebra as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores, as quais irão encerrar em clima de grande animação, com um concerto de Quim Barreiros e ainda um espetáculo de fogo de artifício.

As comemorações têm início a 7 de setembro, quarta-feira, com a atuação da Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA, às 21h00.

No dia seguinte, quinta-feira, os espetáculos começam às 22h00 e contam com a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Lanheses. A noite é rematada pelos ritmos da Academia de Baile Gracia Diaz.

9 de setembro, a partir das 22h00, o programa começa com um espetáculo de dança da Academia de Ballet Contemporâneo (ABC). Seguem-se as atuações de Luís Guilherme e dj Cabeça.

No sábado, às 17h00, o jogo de veteranos Beira-Mar x Vidigueira, bem como as habituais cerimónias religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação da noite começa às 22h00 e está a cargo de «DeeP CoveR,» «DR» e dj Flip D’Palm.

No domingo, 11 de setembro, a manhã começa com a habitual corrida de barcos a remos. O ponto alto das festas é a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis, ao mesmo tempo pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.

Pelas 22h00, na Avenida Marginal de Monte Gordo recebe um concerto de Quim Barreiros, músico português conhecido pelas suas canções populares, sempre acompanhadas ao acordeão.

O cartaz fica concluído com o tradicional fogo de artifício, às 00h00, que iluminará a Baía de Monte Gordo.

A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela Junta de Freguesia de Monte Gordo e pela paróquia local. Conta com o apoio da Associação de Mariscadores da Praia de Monte Gordo, da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo e do Grupo Desportivo «Os Cuícos».

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: