Ricardo Martins e Quarteto – Concerto de Guitarra Portuguesa

O músico algarvio vencedor do prémio “melhor tema instrumental” pelo Internacional Portuguese Music Awards de 2018, apresenta o seu novo trabalho de Guitarra Portuguesa instrumental intitulado “Escapismo” – a atitude de fuga ao quotidiano ou a uma realidade específica, em Olhão na Associação Cultural Re-Criativa República 14.

Situada na Avenida da República, nº 14, o edifício histórico da Recreativa no centro da cidade, foi mandado construir no séc.XIX pelos Conde d’Alte, e nele se instalou a Sociedade Recreativa Olhanense em 1933, a primeira das agremiações desse tipo que se criaram no Algarve e a quarta mais antiga de Portugal, hoje tornou-se num ponto de referencia das artes e cultura da região (website da Associação).

Ricardo J. Martins nasceu em Faro em 1984, encontrou na Guitarra Portuguesa a forma de exprimir os seus sentimentos, gravou em 2014 o seu primeiro disco de Guitarra Portuguesa instrumental denominado apenas “Ricardo J. Martins”, essencialmente com adaptações de temas fora do ambiente musical da Guitarra Portuguesa e versões de temas típicos do instrumento com arranjos próprios .

Na sua busca de novos caminhos para o instrumento, compondo e tocando, mas sempre sem esquecer as raízes editou em 2017 o disco sucessor de nome “Cantos e Lamentos”, trabalho que conta com várias participações especiais de músicos e instrumentos fora do Fado, como é o caso da flauta de bisel, acordeão, voz lírica e percussões, bem com vivências musicais diferentes, dando a este trabalho um cunho pessoal único que vai desde a música tradicional portuguesa até à música clássica.

O seu mais recente disco chama-se “Escapismo” editado em 2021, segue para ver o videoclip realizado em Loulé nas minas de Sal Gema.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.