Programa do Festival Som Riscado 2022

A sétima edição do Som Riscado, Festival de Música e Imagem de Loulé, realiza-se de 24 a 27 de novembro de 2022, este ano, o Festival acontece em seis espaços da cidade, no Cineteatro Louletano, no Palácio Gama Lobo, na Casa da Cultura, no Solar da Música Nova, na Escola Secundária e na Sede do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil. Veja aqui o que ver!

Este Festival continua a apresentar propostas irreverentes, a maioria gratuitas. Destaque para os espectáculos de Mão Morta Redux*, em versão trio com Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro e António Rafael, tocam ao vivo uma banda sonora original para o filme russo, de 1928, “A Casa na Praça Trubnaia”. Uma comédia do cineasta Boris Barnet que satiriza a exploração dos necessitados pela pequena burguesia, iludindo os sindicatos, após a Revolução socialista de 1917.

24 a 27 DE NOVEMBRO

Mão Morta Redux

A inauguração oficial surge na quinta-feira 24 com “Sublumia”, no Palácio Gama Lobo pelo coletivo Sonoscopia, é uma instalação sonora e visual que estará patente durante todo o festival, entre as 10 e as 20 horas, incorporando objetos sonoros e dispositivos visuais. Os objetos utilizam a captação sonora e projeção de luz de e sobre diversos líquidos e elementos eletromecânicos, tais como pequenos motores, bombas de ar e dispositivos de indução sonora, dispostos no Palácio.

Saber mais sobre Sublumia

25 DE NOVEMBRO, sexta

A 70.ª Semana, Ópera audiovisual. Na Casa da Cultura, pelas 19 horas.
Espetáculo que junta a acústica, a eletricidade e a eletrónica, com obras eletroacústicas, pelo projeto DME – Dias de Música Electroacústica.

70.ª Semana

Silent Disco
uma discoteca silenciosa em que cada pessoa pode ouvir e dançar algo diferente, consoante os auscultadores que escolhe, em português ou inglês. Para ver, ouvir e dançar na Sede do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, perto do Palácio Gama Lobo.

26 DE NOVEMBRO, sábado

Sulisonias – o Som Verde dos Campos, às 17h00, no Auditório do Solar da Música Nova
Junta a música de Arsénio Martins, áudios de João Simões, vídeo de Jorge Graça, poemas de Salvador Santos com leitura por Marinela Malveiro e ainda nove músicos incluindo professores do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Para ver e ouvir, incluindo uma conversa no final do espetáculo.

Pelas 21h00, há Soundcheck no Cineteatro Louletano,

Concerto interativo pelo Teatro da Didascália, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Soundcheck é uma proposta que resiste, provoca e inquieta, com uma banda que integra Pedro ‘Peixe’ Cardoso, Pedro Sousa e Susie Filipe e uma componente de luzes intensa e inovadora.

Soundcheck

Às 22h30, na Sede do Rancho Folclórico, Máquina Magnética, pela Sonoscopia.

Um quarteto em que a eletrónica digital do duo de Miguel Carvalhais e Pedro Tudela (também conhecido por @c) encontra os instrumentos percussivos customizados de Gustavo Costa e a luz e vídeo em tempo real de Rodrigo Carvalho. A experimentação e a procura das vanguardas musicais, dando origem a um espaço luminoso, intenso, e invisivelmente expressivo.

27 DE NOVEMBRO, Domingo

Pelass 17h00, no Cineteatro Louletano, Jorge Moniz apresenta “Cinematheque”, um concerto multimédia. O pianista baseia-se na sua formação clássica mas adiciona-lhe instrumentação para quarteto de cordas, clarinete baixo e voz, a que se juntam discretas sonoridades eletrónicas. Em simultâneo, há um impactante desenho de luz e a projeção de vários vídeos multipremiados em Music Video Awards internacionais, numa estreita colaboração com o realizador Fernando Silva e com Chris Bigg, na edição discográfica. Jorge Moniz fará também uma Masterclass com alunos do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.

21h00, Mão Morta Redux, no Cineteatro Louletano.*

Os bilhetes para os concertos pagos (Mão Morta Redux, Soundcheck, Jorge Moniz) encontram-se à venda nas receções do Cineteatro e do Auditório do Solar da Música Nova, locais aderentes (Fnac, Worten, CTT e outros) e online em www.bol.pt.

Nota: Pré-Festival arranca dia 21, com uma oficina que envolverá uma turma de Multimédia da Escola Secundária de Loulé, intitulada “Um, dois…som!”, organizada pelo Teatro da Didascália, que promove também o espetáculo “Soundcheck”. Os alunos da ESL integrarão, posteriormente, este espetáculo a 26, interpretando um dos temas rock de “Soundcheck”.

Iniciado em 2016, o Festival Som Riscado é um evento alternativo no Algarve, que procura uma abordagem inovadora no âmbito da experimentação artística, nomeadamente no som, na música e na imagem.

O Festival Som Riscado conta com os seguintes parceiros: Escola Secundária de Loulé, Casa da Cultura de Loulé, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, tendo como media partners na edição deste ano a Antena 3, a RUA FM e o Sul Informação.

from to
Scheduled Artes Concertos Eventos Loulé
Loulé, Faro, Portugal Map

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: