Programa do Encontro de Música Antiga

Decorre até final de outubro de 2022, o XXII Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado, apresenta um programa artístico internacional, com concertos que acontecem nas igrejas do concelho.

Encontro de Música Antiga de Loulé

O Encontro conta nesta edição com artistas de Portugal, Holanda, Itália, Espanha e França, com propostas musicais que se estendem da Idade Média ao século XIX, integrando 7 momentos musicais e 2 atividades pedagógicas, até porque este é um aspeto muito importante na filosofia desta iniciativa – promover a parte didática e contribuir para desmistificar a música clássica.

O evento arranca na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, às 21h00 de dia 8, com o concerto “Luzes e sombras: Arias de cantatas italianas e alemãs do Barroco”, pelo Ensemble Armilar. Trata-se de um agrupamento formado por intérpretes portuguesas, cujo programa se dedica à música escrita originalmente para soprano, flauta de bisel e baixo contínuo, na Europa do século XVIII.

O público terá a oportunidade de ouvir dois solistas que dedicam o seu trabalho aos instrumentos barrocos: no dia 14 de outubro, às 21h00, a Igreja de N. Srª de Fátima, em Almancil, receberá o guitarrista e alaudista Tiago Matias, num concerto dedicado às canções dos trovadores do século XVII; e a 15 de outubro, pelas 19h00, na Igreja de S. Francisco em Loulé, a flautista e conhecida youtuber Sarah Jeffery, num interessante momento musical centrado na viagem histórica da flauta de bisel, com o apoio da tecnologia eletrónica.

A viola da gamba será a protagonista do concerto que se segue, pelo grupo italiano Guerra Amorosa – “Sonatas para Viola D’Amore e Barítono” -, cujo repertório nos levará numa viagem aos finais do século XVIII. É no dia 22, a partir das 21h00, na Igreja de Nossa Srª da Assunção, em Querença. E ainda no mesmo fim de semana, a 23, pelas 21h00, vindo de Espanha, o Vandalia Ensemble apresentará, pelos afetos das vozes e harpa, o Cancioneiro de la Sablonara – de Madrid à Baviera. O concerto decorre em Quarteira, na Igreja de Nossa Srª da Conceição.

A Igreja Matriz de Loulé encher-se-á de música vocal e instrumental da Idade Média, com o conhecido grupo Alla Francesca, de França, a 29 de outubro.

Para encerrar o XXII Encontro, o Ensemble de Flautas de Loulé volta a marcar presença nesta iniciativa. Desta vez convida a classe de harpa do Conservatório Nacional para um concerto conjunto no dia 30, às 19h00, na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime.

A edição deste ano do Encontro contará, complementarmente, com uma forte componente pedagógica, através da realização de uma palestra de guitarra barroca, com Tiago Matias, e uma masterclass de flauta de bisel, com Sarah Jeffery. O objetivo é dar a conhecer às novas gerações de estudantes de música, os instrumentos barrocos e o seu repertório, bem como estabelecer uma relação direta entre os seus próprios instrumentos e a sua história, numa contextualização teórico-prática. O trabalho pedagógico que os Encontros de Música Antiga têm vindo a realizar ao longo dos anos, já possibilitou a aprendizagem e o contacto com instrumentos antigos e com a música antiga a centenas de alunos e entusiastas de todas as faixas etárias na região algarvia e não só, em consonância com o trabalho que é feito também pelo Conservatório de Música de Loulé.

De referir que este evento é também uma homenagem à figura do seu fundador, o professor Francisco Rosado, que deu relevância nacional e internacional a estes Encontros de Música Antiga. Por outro lado, constitui uma oportunidade para o público desvendar a riqueza do património religioso deste concelho, com destaque para a Igreja Matriz, agora renovada após profundas obras de reabilitação, e que será, de certo, o enquadramento perfeito para apreciar todas estas propostas. Todos os concertos são de entrada livre.

from to
Scheduled Almancil Alte Concertos Cultura Loulé Quarteira Querença
Loulé Map

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.