O Banho Santo da Manta Rota

As festas de Verão, tradição antiga em honra de São João da Degola, na praia da Manta Rota, tem um programa de animação que inclui concertos, bailes e fogo-de-artifício, até ao 31 de agosto de 2022.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, pelas 11h00, com o «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota. A concentração dos participantes e o desfile iniciam-se às 10h00, no Largo São João da Degola, à entrada da praia.

O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente, a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a história, São João Baptista foi degolado.

Antigamente, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de Vila Real St. António apostam, na recriação histórica do evento, para mostrar como as coisas se passavam noutros tempos.

A 29 de agosto, dia de São João Batista, além do Banho Santo, às 11h00, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista, a partir das 18h30. Mais tarde, às 22h30, tem lugar um concerto com a artista Romana, a que se segue, à meia-noite, um espetáculo de fogo de artifício, na frente marítima.

As festividades integram ainda uma série de concertos e bailes por onde vão passar, até ao dia 31 de agosto, várias bandas e artistas.No dia 28, domingo, o cartaz integra uma corrida e marcha desportiva, às 9h30.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d