Hora de Fechar a Torneira, Poupar Água?

Uma torneira aberta durante um minuto, pode gastar doze litros de água! “Vamos fechar a torneira” é um desafio lançado à população, para enfrentar a situação de seca, mais relevante no verão, que se vive em Portugal, reforçando o alerta, para a urgência na redução de consumos de água, às populações e aos setores produtivos, muitas vezes exagerada.

As Águas do Algarve comemoraram 22 anos, a 5 de agosto, e num ano especialmente seco e preocupante na gestão e distribuição da água na nossa Região, deixando um apelo à comunidade para, todos juntos, cuidarmos e protegermos este bem essencial à vida. Veja aqui algumas dicas da DECO para poupar água em casa.

Fechar a torneira quando não se usa é uma dica simples e com impacto, mas muito negligenciada. Da mesma forma que não deixaria a luz ligada quando sai de uma divisão, não deixe a torneira ligada quando não precisa, mesmo durante a rotina de higiene pessoal.

Os números falam por si. Lavar os dentes com a água sempre a correr pode consumir 14 litros. Fazer a barba com a torneira aberta? Pode chegar aos 40 litros. Ao lavar os dentes, mantenha a torneira fechada e opte antes por utilizar um copo com água para bochechar.

Antes de fazer a barba, encha primeiro o lavatório. Verá a grande diferença que estes pequenos gestos fazem no final do mês.

O Algarve Central.Net associasse à campanha “Vamos fechar a Torneira à Seca” é promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das Medidas de Combate à Seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e conta com a parceria da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.  

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.