A Maior Flor do Mundo, de José Saramago em cena

Na quarta-feira, 16 de novembro de 2022, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe o espetáculo “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, pela Caixa de Palco, como forma de assinalar o centenário de nascimento de José Saramago.

Saramago transforma-se em personagem e conta-nos que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Cansado de brincar sempre nos mesmos sítios, um menino decide sair da sua aldeia, passar o rio e subir a encosta. Lá, encontra uma flor murcha e caída que precisa de ser salva. Este menino faz os possíveis para dar uma nova vida à flor. É dessa fantasia de grandiosidade que nasce a obra.

Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos. Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho.

Esta iniciativa é de entrada livre.

Scheduled Cultura Loulé
Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, Rua José da Costa Guerreiro, Loulé, Loulé (São Clemente), Loulé, Faro, 8100-552, Portugal Map
Open in app

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: