Parking Day: Dia Europeu sem Carros

Assinala-se esta quinta-feira, 22 de setembro de 2022, O Dia Europeu sem Carros, constitui o culminar da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre desde dia 16. Em Loulé, nos últimos anos, esta tem sido uma efeméride importante para promover uma mobilidade mais sustentável: o Parking Day regressa ao coração da cidade.

Neste dia no centro da cidade, a Praça da República, artéria que se estende entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho, vai estar encerrada ao trânsito automóvel, das 15h00 às 23h00, promovendo a Autarquia de Loulé nesse horário um programa de animação e sensibilização no local. Pelas 19h00, está prevista uma atuação de Hip-Pop apresentada pelo grupo Urban Xpression. À mesma hora, decorrerá uma aula fitness gratuita, aberta ao público em geral, promovida pelo Ginásio MOOV. Já pelas 20h00, inicia-se a Caminhada Metrominuto, que contará com um percurso de cerca de 7 km pela cidade. As inscrições poderão ser realizadas no local, a partir das 19h30.

A GNR volta a marcar presença neste Parking Day, com a sua Pista de Prevenção Rodoviária, com vista a sensibilizar os mais novos para a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.

O evento contará ainda com horários alargados para o comércio local, rastreios de saúde promovidos pelo Hospital de Loulé, a projeção de Filmes 360º sobre alterações climáticas e a participação de expositores dedicados a esta matéria e animação de rua.

Recorde-se que Praça da República, em Loulé, passou a encerrar ao trânsito automóvel durante os fins de semana, desde sexta-feira, dia 2 de setembro, uma medida que visa melhorar o espaço público, a mobilidade suave e promover o comércio local. Comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído.

Refira-se que esta Semana Europeia da Mobilidade constitui um momento em que os cidadãos por toda a Europa têm a oportunidade de usufruir de atividades mais direcionadas e dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

O tema “Melhores Conexões” incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens da utilização de transportes coletivos. As cidades que promovem este modo de transporte estão em vantagem, recordando que a Câmara Municipal de Loulé aprovou a isenção do pagamento dos Transportes Urbanos do Concelho de Loulé. Assim, os circuitos geridos pela empresa municipal LC Global em Loulé, Quarteira, Vilamoura e Almancil, bem como a ligação entre estas localidades e a estação de caminho-de-ferro de Loulé/Praia de Quarteira, são de utilização gratuita para todas as faixas etárias, não sendo necessária qualquer validação de bilhete ou cartão.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: