Programa do Guadiana Jazz 2022

O evento «Guadiana Jazz» vai regressar ao jardim da Avenida da República, em Vila Real de Santo António, ao fim de tarde nos domingos 14, 21 e 28 de agosto de 2022.
Conheça aqui a programação… Os concertos acontecem sempre a partir das 19h00 (frente à capitania) e a entrada é gratuita.

Proporcionando um ambiente descontraído, em que o rio é o cenário principal, apresenta este ano Nebuchadnezzar Group (14 de agosto), João Frade Jazz Trio (21 de agosto) e Papa Dragon (28 de agosto).

Nebuchadnezzar Group | 14 de agosto

O grupo formou-se em 2014 quando Cláudio Alves é convidado para integrar o projeto já iniciado por João Ferreira, Hugo Santos e Maximiliano Llanos. Desde então, o grande objetivo dos Nebuchadnezzar Group é a criação de música original sem barreiras estilísticas, tendo a improvisação como elemento constante nas suas composições e atuações ao vivo.

A instrumentação utilizada pelo grupo potencia uma grande variedade de abordagens estilísticas dentro do universo do jazz e da música improvisada. Ao longo do concerto, encontramos diferentes pontos de partida de outras paragens como o Rock, o Drum and Bass ou mesmo a música étnica que, através da interpretação individual e da improvisação coletiva, exploram a criatividade.

João Frade Jazz Trio | 21 de agosto

João Frade é um músico algarvio com um percurso pleno de participações em alguns dos projetos mais relevantes desenvolvidos em Portugal e não só, ao lado de nomes como Maria João e Mário Laginha, Mariza, Pedro Jóia, Lura, Jorge Pardo ou Munir Hossn. Acompanha Mariza nos seus concertos e conta já com inúmeros prémios conquistados ao longo da sua carreira, incluindo o de campeão mundial de acordeão.

João Frade carrega consigo a herança musical do acordeão algarvio e de todos os géneros musicais ligados ao instrumento da região, como são o caso do Corridinho, Bailes de Roda, Zagorrina, entre outros.

Em Vila Real St. António, João Frade irá apresentar-se em formato trio com o apoio de uma secção rítmica de forma a imprimir uma maior mobilidade e maleabilidade às suas composições, de melodias simples muitas vezes, mas com o recurso a harmonias mais sofisticadas e padrões rítmicos menos comuns.

Papa Dragon | 28 de agosto

O projeto foi concebido pelo músico José Vieira, dispondo de um EP de 5 temas originais gravado em pleno confinamento, tendo os músicos participantes gravado as suas partes nas respetivas residências.

A música praticada envolve uma estética neo-soul com ritmos pujantes de rock, albergando sonoridades disponíveis na música jazz. Num ambiente performativo, o grupo apresenta-se ao vivo através de um power trio composto por José Vieira, na Guitarra, João Melro, na Bateria, e Luís Henrique, no Baixo.

Esta é uma iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em parceria com as associações e coletividades locais.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.