Exposição “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” em Lisboa

Na próxima quarta-feira, 21 de junho, os Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé inauguram a exposição que vai revelar aos visitantes portugueses e internacionais os mais de sete mil anos de história do território do Concelho. “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades”.

“LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” vai ocupar mais de 300 m2 do Mosteiro dos Jerónimos.

As peças vão ser expostas em 10 vitrines e nove ilhas, divididas em três secções e oito núcleos. O núcleo Território apresenta o concelho na sua diversidade entre o Litoral, a Serra e o Barrocal. Depois são apresentados, por ordem cronológica, seis núcleos – Pré-história, Proto-história, Romano, Antiguidade Tardia, Islâmico e Medieval – e por fim, no núcleo Identidades conheceremos os rostos de achadores, cuidadores e doadores de bens culturais de Loulé.

Ao todo, foram inventariados 1200 bens culturais para a realização desta exposição, dos quais 504 bens foram selecionados e 166 restaurados. Os bens culturais provêm de 12 instituições distintas, entre as quais se destacam o Museu Municipal de Loulé e o Museu Monográfico do Cerro da Villa – em Vilamoura – que emprestam mais de 80% das peças à exposição, às quais se juntam o Museu Nacional de Arqueologia, o Arquivo Municipal de Loulé, a UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Museu Municipal de Faro, o Museu Municipal da Figueira da Foz, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia Silves, a Universidade do Algarve, a Faculade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova e o Museu da Lourinhã.

Esta exposição é uma iniciativa que nasce do protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural, celebrado a 8 de março de 2016, no Museu Nacional de Arqueologia. “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” é a 22ª exposição desta natureza a ocupar o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no ano em que também o Museu Municipal de Loulé está a celebrar o seu 22º aniversário.

“LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” é um “Portugal em miniatura” que espelha a história de Portugal, da Península Ibérica e da Europa. Um verdadeiro ponto de partida para uma viagem obrigatória até Loulé para descobrir o Concelho e os seus tesouros mais bem guardados, como o Castelo de Salir, o Cerro da Villa e o Centro Histórico da cidade.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: