Festival MED: Arte e animação nas ruas de Loulé

O Festival MED decorre de 25 a 28 de junho 2014, na Zona Histórica de Loulé, constitui uma fusão cultural onde, a par dos concertos de música, cabem diversas manifestações artísticas como as artes plásticas, o teatro ou a animação de rua. As estreitas e tortuosas ruas do casco medieval da cidade vão encher-se de arte, com muitas exposições, e de performers que vão dar cor e vida ao Festival MED.

Uma das iniciativas que maior curiosidade suscita é a Exposição de Rua. Inserida nesta 11ª edição, a oitava Exposição de Rua do Festival MED tem como tema “O Teatro dos Sonhos”. Foi dado um manequim a 17 artistas e cada um teve a liberdade de interpretar o tema à sua maneira.

Os artistas participantes – Adérita, Ana Rostron, António Dias, Nuno Viegas, Carlos Vila, Catarina Correia, Charlie Holt, El Menau, Franck, João Espada, Jorge Mestre, Simão, Milita Doré, Pedro Félix, Renato Brito, Susana Leal, Teresa Paulino e Vasco Nascimento. “O Teatro dos Sonhos” pode ser visitado na Travessa Arco do Pinto.

Joao Moniz

Um dos destaques desta programação cultural vai também para a Exposição patente ao público na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, “Singularidades do Branco”, de João Moniz.
No cerne da problemática perseguida pela obra de João Moniz encontramos esse tópico fundador da Arte Ocidental que é a relação entre o eterno e o infinito, de um lado, e a variação e o contingente, por outro. Todavia, ao invés do problema que se colocava aos Gregos da Antiguidade Clássica, que tinham de inovar indefinidamente numa gama limitada de possibilidades (os cânones), o maior desafio com que a poética pictural de João Moniz se confronta é a busca da infinitude na variação infinita ou radical sobre o mesmo, procurando surpreender a misteriosa verdade da nossa fugidia identidade.

Esta Exposição inaugura a 25 de junho e vai estar patente ao público até 2 de agosto.

sara navarro

No Museu Municipal de Loulé, Sara Navarro apresenta “COSMOS”, uma exposição em que a artista procura fazer uma ponte entre os processos mais remotos da produção cerâmica e a criação artística contemporânea. Privilegiando a relação entre a mão e a matéria, no sentido do ‘saber fazer’ artesanal, as suas terracotas, (re)criadas pela arte do fogo, transmitem algo de pré-histórico. Algo que evoca a arte e a cultura de outros tempos, de outros lugares, algo que nos desperta os ecos de uma terra antiga.

Esta Exposição vai estar aberta ao público até 25 de julho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A fotografia de Maria Odete Fernandes pode ser apreciada nos magníficos Claustros do Convento Espírito Santo, na Exposição “Olhares”. Também neste espaço, diariamente, pelas 23h00, decorrerão três Workshops: Workshop Dançar os 4 elementos – Água, Ar, Fogo e Terra (26 de junho), onde será explorada a fluidez, ondulações e as espirais do corpo; Workshop Cânticos do Mundo (27 de junho), um círculo de canções étnicas e tradicionais de várias culturas étnicas, que nos levam a viajar pelo tempo; e Workshop Percussão Étnica (28 de junho), ritmos de diferentes culturas, Brasil, Cuba, África, Índia com muitos e variados instrumentos.

Performances animam recinto durante os quatro dias de Festival.

O VicenTeatro regressa com a Família Lopes, uma família muito especial que irá não só animar o MED mas também divulgar este evento noutras cidades algarvias, onde têm uma longa lista de amigos que contam rever e ampliar nos próximos dias. Este ano esta presença promete até porque como dizem os pais Lopes, “os anos vão passando, os pirralhos vão crescendo e quando damos por eles, já estão em idade casadoira”. Os corações pequeninos e puros do filho e da filha Lopes estão a despertar para o amor e os pais Lopes, ele mais acesso, ela mais controlada, têm pela frente a empresa de encontrar os noivos adequados para os seus rebentos. E o MED será o local perfeito…

A Charanga do Pintassilgo é o espetáculo que o grupo Ao Luar Teatro leva ao Festival MED. Este é um projeto fundado no dia 3 de fevereiro de 2010 por um grupo de profissionais interessados em teatro comunitário, inspirado na Serra do Caldeirão, tendo como princípios orientadores a recuperação, afirmação e valorização da tradição oral, dedicando especial atenção aos costumes e à identidade algarvia com forte incidência no meio rural. Adota um estilo assente na comédia e na interação com o público.

A companhia está sediada na Serra do Caldeirão, onde desenvolve a sua atividade – teatro profissional de inspiração rural, sempre com a forte identidade cultural e com vista à preservação dessa mesma identidade e da diversidade cultural das comunidades e grupos, incentivando e promovendo o diálogo intercultural. No universo da memória coletiva, desencanta dos baús da memória, as lendas, os encantamentos, as histórias, os contos, os cantos e o património musical.

Os cuspidores de fogo, malabares e andas da Associação Satori, outro dos participantes habituais no Festival, regressam para criar um ambiente único no recinto.

Junta-se a este programa de animação o grupo Al Fanfare, banda musical de animação de rua, composta por sopros e percussão, cujos músicos são profissionais e amadores originários da região algarvia, Baixo Alentejo e até da distante República da Moldávia. O seu objetivo é animar todo o tipo de eventos culturais e populares através de distintos géneros sonoros, desde temas do panorama tradicional / folk ao universo da Dixieland, pop-rock, sons latinos, música de dança, comercial, balkan brass, enriquecidos com muito improviso, movimento, interação, originalidade e folia.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.