Programa da Festa do Cinema Italiano

No Cine-Teatro Louletano, de 16 a 18 de maio 2014, exibe a 8ª Festa do Cinema Italiano, evento que reúne uma seleção das produções cinematográficas italianas da última temporada, de autores consagrados ou da nova geração de cineastas.

O evento arranca sexta-feira, dia 16, pelas 21h30, com uma genial paródia sobre o mundo da política italiana. “Viva a Liberdade”, de Roberto Andò, é uma obra extraordinária e intrigante que assinala o regresso do cinema político que mostra como “a verdade é sempre revolucionária”. É protagonizado pelo hilariante Toni Servillo, ator principal do premiado “A Grande Beleza”.

Na tarde de sábado, dia 17, pelas 16h30, decorre um workshop de língua italiana “Italiano per principiante”. Destina-se a todos os que sempre quiseram aprender italiano mas nunca tiveram coragem para começar. 8 ½ vai dar essa oportunidade com um workshop gratuito de língua e cultura italiana. Como requisitos: boa disposição e vontade de aprender.

Segue-se, pelas 18h30, a projeção do filme “The Special Need”, de Carlo Zoratti, uma coprodução ítalo-alemã. Enea é um jovem autista que nunca teve uma relação sexual e que a quer ter. Não existindo em Itália nenhuma solução legal para satisfazer tal desejo, Enea decide viajar com dois amigos à procura da chave para explorar os seus sentimentos e desejos. Este filme é o vencedor ex-aqueo da Festa do Cinema Italiano 2014.

À noite, a partir das 21h30, “La Mafia Uccide solo d’Estate”, de Pierfrancesco Diliberto vai estar em cena. Uma maneira nova e improvável de retratar a Máfia. Um conto de 20 anos sobre a as tentativas de Arturo conquistar o coração da sua amada Flora. Num cenário tenro e divertido, desenrola-se esta crónica siciliana entre os anos 70 e 90. Este filme é também vencedor da Festa do Cinema Italiano 2014.

No encerramento do Festival, no domingo, pelas 16h30, 8 ½ apresenta “Il Corto”, as mais interessantes e curiosas obras em curto formato que experimentam diversas linguagens e expressam livremente ideias e sugestões. As animações irónicas de Astutilo Smeriglia, a fantástica história de amor de “Zini e Ami” e as premiadas obras de Adriano Valerio (“37°4 S”) e de Piero Messina (“La prima legge di Newton”). Sem esquecer o sonho desenhado de Simone Massi (“Animo Resistente”), o surpreendente documentário de Salvatore Mereu (“Transumanza”) e o mais narrativo “La Genesi de Donatella Altere”.

“Zoran, o meu sobrinho herdado”, de Matteo Oleorro é apresentado às 18h30. Paolo Bressan, um homem de 40 anos, passa os seus dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho rapaz de 15 anos que Paolo ‘herda’ de um parente esloveno distante. A princípio nada confortável com a ideia de ser tio, percebe rapidamente o talento de Zoran em lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade. Este é o filme vencedor do prémio do público da Festa do Cinema Italiano 2014.

E para encerrar esta edição da Festa do Cinema Italiano irá ser projetada a película “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino. Jep Gambardella: 75 anos, homem fascinante e jornalista poderoso, ‘rei’ que seduz e castiga a decadente burguesia de Roma graças à sua aguda inteligência e desencantada ironia. Um filme que mostra mais uma prova de excelência do ator Toni Servillo e do realizador Paolo Sortrentino e que ganhou o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira 2014.

O preço dos bilhetes é de 3 euros (diário) e o passe para os três dias é de 10 euros.

Reservas e outras informações através do telefone 289 414 604.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: