Programa: Festa do Cinema Francês 2013

cartaz

De 30 de outubro a 2 novembro o melhor e mais recente cinema francófono vai passar no Teatro das Figuras, na 14ª Festa do Cinema Francês.

Vão ser exibidos dez filmes, incluídos nas secções: Antestreias, O Universo da
Animação e a secção especial Paris au Cinema, integrada no programa que celebra os quinze anos da assinatura do Tratado de Amizade entre Lisboa e Paris.

Em Faro a Festa inaugura com a projeção do filme L’Écume des Jours, de Michel Gondry, com Audrey Tatou e Romain Duris nos papéis principais. O filme, que estreou em abril deste ano, conta uma história surreal e poética de um jovem idealista e inventivo, Colin, que se apaixona por Chloé, cuja beleza e delicadeza lhe soa a um blues de Duke Ellington.

Azur et Asmar_03

O programa da Festa inclui a apresentação de duas sessões escolares, nos dias 31 outubro e 1 de novembro às 10h30 e uma sessão para famílias no dia 2 de novembro, sábado, às 15h30. Serão apresentados três filmes da secção O Universo da Animação todos realizados pelo mestre da animação francesa Michel Ocelot.

les-amants-du-pont-neuf1

Inserido na secção Paris au Cinema, o filme Les Amants du Pont Neuf de Leos Carax com Denis Lavant e Juliette Binoche, será apresentado a 31 de outubro, às 19h00. Um filme mítico, que conquistou o consenso da crítica e do público quando da sua estreia em 1991, tornando-se obra incontornável da carreira do realizador e de toda a filmografia francesa. A cidade de Paris sobre a ponte e o amor arrebatador entre dois dos seus rejeitados.

Serão ainda apresentados Alceste à Bicyclette, La Vierge, Les Coptes Et Moi, Rendez-Vous e Camille Redouble, com Agnès Jaoui, Madrinha da edição de 2013 da Festa, no papel principal.

quelques-heures-de-printemps-1

A Festa encerra com Quelques Heures de Printemps, de Stéphane Brizé, com Vincent Lindon, Hélène Vincent e Emmanuelle Seigner, um drama sobre uma mãe e um filho, a sua não-relação e a forma como uma doença terminal pode afectar, de forma inesperada, o curso normal das suas vidas.

Para quem não se conseguir decidir sobre quais os filmes que não quer perder, estão disponíveis para aquisição na bilheteira do Teatro das Figuras, cartões de cinco e dez entradas, a preços mais vantajosos, com uma utilização muito versátil.

A Festa do Cinema Francês é uma iniciativa do Institut Français du Portugal e da Embaixada de França em Lisboa, tendo como parceiros locais a Alliance Française de l’Algarve e o Teatro das Figuras. Conta com o patrocínio da Groupama Seguros, Fondation Groupama e Peugeot.
A programação da 14ª Festa do Cinema Francês aqui em PDF

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.