Movimento “Zero Desperdicio” no Festival MED 2017

O Festival MED 2017 associou o Movimento “Zero Desperdício” ao evento, com o objetivo de doar toda a comida não consumida durante os dias do evento a famílias em situação de maior vulnerabilidade do Concelho de Loulé.

Esta ação contou com a participação de todos os stands alimentares e restaurantes existentes no recinto do festival, que prontamente aderiram à iniciativa, tendo doado durante os quatro dias em que decorreu o MED um total de 114,391 Kg de alimentos prontos a consumir.

A operacionalização da ação ficou a cargo de uma equipa de voluntários do Banco Local de Voluntariado de Loulé, bem como de técnicos da Divisão de Coesão Social e Saúde do Município, que durante a noite fizeram a recolha do excedente, garantindo todos parâmetros de segurança alimentar.

A adesão a esta causa revelou-se muito positiva uma vez que facultou, de forma imediata, 229 refeições, distribuídas por famílias alargadas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através de uma ação concertada com a Associação EXISTIR.

Com este tipo de iniciativas o Município de Loulé minimiza o impacto ambiental causado pelos desperdícios alimentares, evitando 479 toneladas de CO2, e garantindo o direito à alimentação.

“Loulé não se pode dar ao lixo” e como tal envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar.

Deixar comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.